A importância do Feedback
Um bom feedback é a base de um bom gestor de equipes. Saber dar e receber são competências cada vez mais procuradas e mais difíceis de se desenvolver.
O feedback é positivo pois, quando praticado com sabedoria, possui um foco muito específico: o relacionamento.
O bom feedback não foi feito para julgar, mas sim para orientar.
Não foi feito para apontar erros, mas sim direcionar caminhos.
Não foi feito para desanimar, mas sim encorajar para o novo.
Um bom feedback é transformador, é focado no futuro, naquilo que está por vir e evoluir.
Saber dar um bom feedback, é investir na pessoa. Afinal, feedbacks são dados para aqueles que acreditamos. Casos perdidos são deixamos para trás, aguardando apenas o momento do desligamento.
E para que seu feedback seja efetivo, deve ir além de suas boas intenções, é preciso que você:
– seja específico e dê exemplos;
– reforce as conquistas e tudo de positivo que já foi realizado;
– aponte caminhos para o desenvolvimento e não se baseie apenas em críticas;
– esteja preparado para ouvir e entender o lado do outro;
– acima de tudo, tenha sinceridade em suas palavras.
Uma das técnicas mais utilizadas nas empresas é o Feedback Sanduíche. Ele funciona assim:
1 camada – o pão
Você inicia reforçando os pontos fortes do colaborador, destaca o que ele faz de melhor e o por quê você está investindo nele.
Isso ajuda a criar um ambiente acolhedor e mostra que você está colocando tudo em uma balança.
2 camada – o recheio
Esse é o momento em que você faz seus apontamentos mais delicados e indica os pontos de melhoria. Aqui você é específico e deixa o colaborador expor seu ponto de vista, vocês conversam e buscam identificar as possibilidades de melhoria.
3 camada – a segunda fatia do pão
Essa etapa conclui o feedback. Você se coloca a disposição do colaborador e reforça as forças dele. Aqui você diz que se importa e vê um futuro promissor para seu liderado e firma uma grande parceria.
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