O que é Employer Branding e por que as empresas estão falando sobre isso?

O que é Employer Branding e por que as empresas estão falando sobre isso?

Se tem um termo que corre efervescentemente nas grandes empresas é o Employer Branding. A gente te ajuda a entender o que esse termo significa!

O Employer Branding, em português “marca empregadora”, é a reputação da sua empresa no mercado de trabalho empregador. Ela define se sua empresa é desejada ou não por colaboradores e se os melhores talentos buscam por você na hora de encontrar novos desafios.

Com uma marca empregadora forte, grandes benefícios são gerados:

– Você diminui seu custo para atração de novos talentos, já que eles procuram por você;

– O turnover cai e a retenção aumenta, já que as pessoas reconhecem sua empresa como um excelente lugar pra se trabalhar;

– O mercado te nota, já que várias pessoas conversam sobre como gostariam de trabalhar com você;

– O seu relacionamento com a comunicação local se amplia, pois ela se torna a principal “vendedora” de seus produtos e serviços;

– Sua credibilidade ganha novos patamares, já que colaboradores e comunidade tornam-se porta vozes da qualidade e confiabilidade de seus negócios.

Mas criar uma marca empregadora forte não é tarefa simples. Ela requer muito trabalho e compromisso. Se você quer se posicionar como uma força em Employer Branding, confira as nossas dicas:

1) Faça aquilo que você fala

Cumpra suas promessas com seus colaboradores e seja coerente em suas ações. Se em seus valores você diz que RESPEITA AS PESSOAS, isso deve ser uma prática diária.

2) Desenvolva mais que líderes técnicos

É com o líder que os colaboradores passam boa parte do dia e eles, com certeza, são a “cara” da empresa para todo o time. Ter líderes que saibam mais que suas atividades técnicas e possuem bom relacionamentos com seus liderados é o primeiro passo para um clima feliz no trabalho.

3) Ouça o que seus colaboradores dizem

Dê voz para as pessoas e ouça atentamente o que elas falam. Cada vez mais os colaboradores querem ser ouvidos e o que eles dizem – acredite – pode somar muito para sua empresa. Ouça opiniões, reflita sobre as críticas e realize mudanças.

4) Pesquise o que falam sobre você

Em redes sociais e sites como Love Mondays e Glassdoor os funcionários de várias empresas costumam contar sobre suas experiências em seus locais de trabalho. Muita gente pesquisa por ali antes de se candidatar a uma vaga. Fique atento a essas redes e busque implantar melhorias de acordo com o que é apresentado.

5) Comunique-se com clareza

Você pode estar criando benefícios maravilhosos, ou ter uma história inspiradora, mas se não falar isso para as pessoas nada adianta. Comunique sempre o que há de bom e deixe claro o que você espera do colaborador. Além de aumentar o orgulho, as expectativas estão sempre alinhadas.

Gostou das dicas?

Lembre-se: é o seu público interno quem define seu Employer Branding. Cuide sempre bem deles.

Confira nossos novos posts clicando aqui.

Compartilhe esse post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *