O QUE SÃO COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS?

O QUE SÃO COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS?

As competências são tudo aquilo que a organização define como atitudes essenciais para os colaboradores das empresas adotarem.

Ela é um passo além da cultura, de define a Missão, Visão e Valores, e são utilizadas diretamente para a avaliação por resultados.

As competências possuem a característica de serem alteradas de acordo com a situação atual da empresa e diz muito sobre o dia a dia.

 

Grande parte das organizações adotam competências como:

– Atendimento superior ao cliente;

– Visão transversal do negócio;

– Iniciativa;

– Liderança;

– Organização;

– Simpatia;

– Entre outros.

 

Um grande diferencial das competências são as suas adaptações para diferentes cargos. Por exemplo: um líder deve ter a competência LIDERANÇA, enquanto um analista deve desenvolver a competência ORGANIZAÇÃO.

Tudo depende da realidade e perfil da sua empresa.

 

Quer criar um modelo de Gestão de Competências e avaliar por meio delas?

Então capriche em suas descrições e não deixe espaço para dúvidas ou interpretações.

É primordial que você estabeleça os “fatores”, que são os exemplos práticos de cada competência.

Por exemplo:

 

COMPETÊNCIA:

Liderança

 

FATORES:

– Dar bons feedbacks aos liderados;

– Enxergar oportunidades de melhorias;

– Entregar resultados superiores;

– Desenvolver a equipe para novos desafios;

– Senso de entrega e responsabilidade.

 

 

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